Estudo revela que a dieta mediterrânea reduz o risco de câncer de boca
Embora o consumo de alimentos crus e não processados pareça reduzir o risco de câncer de boca, o que você não está comendo também é importante.

Mais um motivo para optar pelo azeite de oliva extravirgem e pelos vegetais. Um estudo recente revelou que quem segue a dieta mediterrânea apresenta menor risco de câncer de boca.
Um estudo publicado no British Journal of Cancer em agosto constatou que uma dieta rica em frutas, vegetais, legumes, grãos integrais, peixe e azeite de oliva minimamente processados reduziu significativamente o risco de desenvolver câncer de boca. Embora todos os participantes que seguiram a dieta apresentassem uma taxa mais baixa de câncer ao longo do período de 12 anos, os adultos jovens, os não fumantes e aqueles com maior nível de escolaridade apresentaram os níveis de risco mais baixos.
Para ver os efeitos positivos da dieta mediterrânea, basta olhar para as pessoas da região: os italianos têm uma das taxas mais baixas de câncer de boca na Europa.
De acordo com o Dr. Nigel Carter, diretor executivo da British Dental Health Foundation, embora comer alimentos crus e não processados pareça reduzir o risco de câncer de boca, talvez o mais importante seja o que você não está comendo.
“É realmente interessante observar como o risco de câncer bucal diminui de acordo com o rigor da dieta mediterrânea”, disse ele. “A ausência de alimentos processados é um elemento-chave para isso. Alguns especialistas acreditam que a má alimentação é responsável por mais da metade dos casos de câncer bucal no Reino Unido, e o pior é que é realmente simples desenvolver uma dieta que possa mantê-lo a salvo.”
Carter recomenda evitar o consumo excessivo de álcool e reduzir o consumo de doces para minimizar o risco. Ele afirma que seguir a dieta também traz benefícios gerais para a saúde bucal, já que muitos de seus alimentos básicos — frutas e vegetais — têm efeitos positivos sobre a incidência de doenças gengivais.