Adicione azeite aos vegetais para reduzir a pressão arterial
Um estudo sugere que o consumo de gorduras insaturadas (como o azeite de oliva) juntamente com determinados vegetais ricos em nitritos e nitratos pode proteger contra a hipertensão.

Uma das principais características da dieta mediterrânea é a frequência de refeições ricas em vegetais e saladas preparadas com bastante azeite de oliva. E embora saibamos que a adição de azeite de oliva
aos vegetais pode aumentar a absorção de vitaminas e antioxidantes, parece que essa poderosa combinação tem outro efeito significativo para a saúde: ela pode proteger contra a hipertensão.
Um novo estudo publicado na revista PNAS sugere que um padrão alimentar que combine gorduras insaturadas (como o azeite de oliva) com vegetais específicos ricos em nitritos e nitratos pode proteger contra a hipertensão. Os vegetais ricos em nitritos são principalmente os de folhas verdes, como espinafre, verduras silvestres e tubérculos. Esses vegetais são consumidos diariamente na dieta
mediterrânea
e sempre acompanhados de azeite de oliva. Os pesquisadores descobriram que, quando esses dois alimentos são combinados, ocorre a formação de ácidos graxos nitro.
Para este estudo, foram utilizados ratos para examinar como os ácidos graxos nitro controlam a pressão arterial ao inibir uma enzima conhecida por regular a pressão arterial.
Os resultados mostraram que os ratos geneticamente modificados para não reagirem a esse processo enzimático não apresentaram alteração na pressão arterial, enquanto nos ratos normais os ácidos graxos nitro reduziram a pressão arterial.
Os pesquisadores concluíram que a combinação comum de ácidos graxos insaturados, como o azeite de oliva, com esses vegetais contribui para a ação protetora da dieta mediterrânea.
Em outro estudo publicado na revista PLOS ONE, os pesquisadores conseguiram demonstrar, por meio da espectrometria de massa, que o azeite de oliva extravirgem, assim como as azeitonas frescas, também são uma fonte de ácidos graxos nitro por si só, contribuindo assim potencialmente ainda mais para o efeito anti-hipertensivo.