A dieta mediterrânea pode proteger o coração mais do que uma dieta com baixo teor de gordura
Uma análise dos últimos cinquenta anos de pesquisas revelou que a dieta mediterrânea parece ser mais eficaz na proteção do coração.

Embora muitas vezes ouçamos e presumamos que uma dieta com baixo teor de gordura seja melhor para a saúde no que diz respeito às doenças cardíacas, uma análise mais detalhada das evidências sugere que uma dieta de estilo mediterrâneo — que apresenta níveis moderados de gordura, provenientes principalmente do azeite de oliva — oferece maior proteção ao coração.
Um novo estudo, que analisou pesquisas realizadas desde 1957 até hoje, encontrou mais evidências de que uma dieta equilibrada — e, particularmente, a dieta mediterrânea
— resultou em maior redução da mortalidade por doenças cardíacas e ataques cardíacos do que uma dieta com baixo teor de gordura.
Os pesquisadores da Universidade do Arizona e da Universidade Northwestern descobriram que, embora uma dieta com baixo teor de gordura possa reduzir os níveis de colesterol, ela não pareceu diminuir o risco de ataques cardíacos e mortes por doença cardíaca coronariana.
Eles concluíram que os últimos cinquenta anos de estudos epidemiológicos e ensaios clínicos estabeleceram uma ligação clara entre a alimentação, a aterosclerose e os eventos cardiovasculares, e que a abordagem de “alimentação integral” da dieta mediterrânea é mais eficaz na prevenção de doenças cardiovasculares do que uma dieta com baixo teor de gordura e colesterol. Os autores observaram que incentivar o consumo de azeite de oliva em vez de manteiga e creme, ao mesmo tempo em que se aumenta a quantidade de vegetais, frutas, grãos integrais, nozes e peixes, promete ser mais eficaz.
Além do amplamente divulgado estudo PREDIMED, que mostrou que uma dieta de estilo mediterrâneo era mais eficaz na redução do risco de ataque cardíaco e acidente vascular cerebral em 30% em comparação com uma dieta com baixo teor de gordura, outra análise publicada no American Journal of Medicine em 2011, conduzida por um grupo de pesquisadores dos EUA, Espanha, Suíça, Israel e Canadá, também concluiu que a dieta mediterrânea parecia ser mais eficaz do que as dietas com baixo teor de gordura na geração de mudanças positivas de longo prazo nos fatores de risco cardiovasculares.
Os pesquisadores incluíram em sua análise apenas ensaios clínicos randomizados e controlados que comparavam a dieta mediterrânea com dietas com baixo teor de gordura em indivíduos com sobrepeso ou obesidade, com um acompanhamento mínimo de seis meses.
Os resultados da análise mostraram que seguir uma dieta mediterrânea resultou em mudanças mais favoráveis no peso corporal, no índice de massa corporal, na pressão arterial sistólica, na pressão arterial diastólica e nos níveis de glicose, em comparação com as dietas com baixo teor de gordura.
- The American Journal of Medicine: Dalen J. e Devroes S.: Dietas para Prevenir Doença Cardíaca Coronariana 1957–2013: O Que Aprendemos?
- The New England Journal of Medicine: Estruch R. et al.: Prevenção primária de doenças cardiovasculares com uma dieta mediterrânea
- The American Journal of Medicine: Nordman A. et al.: Meta-análise comparando dietas mediterrâneas com dietas com baixo teor de gordura para a modificação de fatores de risco cardiovasculares